Se bem analisarmos como era nossa educação não muito longe do momento atual, há de se concordar que houve uma mudança enorme ao que se refere aos métodos e didática de ensino, e tudo isso se deve a evolução de recursos e meios tecnológicos que tem conquistado o espaço não só no campo científico, mas também industrial, comercial, na agricultura e certamente na educação, tendo gerado muitas vezes resultados satisfatórios.
Com esta evolução tecnológica e informatização toda, a educação mais do que nunca tem um papel imprescindível de associar estes recursos às salas de aulas, facilitando e contribuindo no processo de orientação e formação de cidadãos capacitados e críticos, pois de certa forma ajudará a elevar o nível cultural das massas.
Vive-se num momento onde o conhecimento é de suma importância em nosso meio, funciona como uma válvula de escape e tudo isso porque estamos na era da informação, do conhecimento, onde quem não sabe quem não se capacita profissionalmente, perde o espaço no mercado.
Até mesmo na área da educação, quem leciona precisa está informatizado, pois as notas, e qualquer movimentação do aluno ou do profissional são realizadas e quem não souber ou se adequar a trabalhar com essa realidade será mais um sujeito ameaçado a viver à margem da sociedade.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Quando se fala de uma informática aplicada à educação, ela gera muitas expectativas e complexidades também, uma vez que a primeira é mais esperada por parte dos alunos que hoje já passam boa parte de seu tempo de lazer na frente de um computador, seja para produção de tarefas, pesquisas, bate papo e outras finalidades.
Talvez o receio da maioria dos professores em deparar-se com tantos anteparos tecnológicos seja exatamente por isso, as crianças e jovens de hoje estão bem mais acessíveis ao conhecimento, sabem questionar, pesquisar e buscar informações através de sites, e-mails, e tudo com uma rapidez avassaladora.
Infelizmente, uma parcela considerável de educadores ainda não tem acesso a estes recursos, alguns por necessidade e outros por desinteresse mesmo, fatos que não justificarão num futuro próximo, pois muito em breve teremos aulas virtuais e ministradas a distância extremamente ligadas às aulas presenciais.
E o uso de recursos tecnológicos em sala de aula devem ser utilizados de forma dinâmica, contribuindo e estimulando aos alunos a pesquisa, a estudar e aprender em caráter espontâneo e descontraído, pois sair da rotina de sala de aula, utilizar-se de vídeos, música, teatro, sala de informática para outras disciplinas já são uma boa parcela de inovação pedagógica para os alunos deste século.